O mundo de O Senhor dos Anéis é um dos mais amados da cultura pop. A trilogia de filmes dirigida por Peter Jackson e baseada nos livros de J.R.R. Tolkien é um marco na história do cinema e uma das mais épicas sagas já contadas.
As locações utilizadas para os filmes são uma das principais razões pelas quais a trilogia foi tão bem sucedida. Jackson usou a beleza natural da Nova Zelândia para criar um mundo incrível e fascinante, que parecia ter sido criado por Tolkien.
Uma das locações mais emblemáticas da trilogia é a cidade de Hobbiton, que foi construída no interior da Nova Zelândia, na região de Waikato. Outra locação importante é a floresta de Fangorn, assim como o Parque Nacional de Tongariro e o Parque Nacional de Kahurangi. A cidade de Edoras, a capital do reino de Rohan, foi filmada em uma colina perto de Queenstown, na Ilha Sul do país. Já o Monte Doom, onde Frodo e Sam precisam destruir o anel, foi filmado em diversas locações, incluindo o Monte Ruapehu. Um fato curioso é que embora a Floresta de Fangorn seja uma criação da imaginação de Tolkien, as cenas dos filmes “O Senhor dos Anéis” que representam a Floresta de Fangorn foram filmadas e inspiradas no local.
O Rio Anduin, que os personagens usam para viajar de barco, foi filmado na verdade no rio Waiau. E a famosa cena da batalha dos campos de Pelennor foi gravada em diversas locações, incluindo a fazenda Deer Park Heights, perto de Queenstown. Outro local que não poderíamos deixar de mencionar é a cidade de Nelson, na Ilha Sul da Nova Zelândia, local onde fica o estúdio de cinema que produziu muitas das cenas de batalha dos filmes”. É possível fazer um tour pelo estúdio e ver como as cenas foram produzidas.
Para os fãs que almejam conhecer os locais de gravação da trilogia, aconselhamos partirem de Matamata, na Ilha Norte da Nova Zelândia, porém existem saídas também da cidade de Queenstown, na Ilha Sul. Lá se encontra a base para as excursões que levam os visitantes para explorar as locações de Edoras e os campos de batalha de Pelennor. Esses passeios geralmente incluem transporte em 4×4 para locais remotos e oferecem vistas incríveis do cenário natural da região. Tem locais maravilhosos para todos os gostos! Então já sabe?! Se quiser visitar outros lugares, como a Floresta de Fangorn ou o Monte Doom, é possível contratar excursões ou fazer caminhadas autoguiadas pelos parques nacionais desse lindo país.
Apaixonado em viajar e pela sétima arte, é bacharel em Relações Internacionais e especialista em gestão de direitos autorais, com ênfase no universo da indústria fonográfica. Amante de clássicos do cinema e de lugares exóticos, está constantemente buscando conteúdos interessantes para publicar para você.