Filme que arrebatou diversas estatuetas no último Oscar é um exemplo de como a indústria cinematográfica mudou, principalmente no que tange Hollywood. A evolução da tecnologia, as novas plataformas digitais e a cada vez maior penetração dos serviços de streaming na indústria cinematográfica, apresentaram um novo conceito de produção e narrativa. “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” é um exemplo mais claro desse novo rumo. A história se baseia na premissa do multiverso e da realidade paralela.

Lançado em 2022, o longa rapidamente foi “hypado” e virou mais um case de sucesso  do estúdio A24, responsável por obras como “O Farol”, “Joias Brutas”, “Hereditário” e “Moonlight”. Com uma montagem simples, sem megalomania e com muita criatividade, o filma conta a história de uma família migrante chinesa nos Estados Unidos, que gerencia um negócio local. Interpretada pela ótima Michelle Yeoh, Evelyn Wang é uma chinesa de meia-idade que está enfrentando muitos problemas na vida pessoal e financeira. Sua lavanderia está prestes a falir, seu casamento está desmoronando e ela está enfrentando problemas em seus relacionamentos com o pai e a filha. Com tantas exigências sobre si, ela se encontra exausta, perdida e frustrada com sua vida.

Grande Vencedor

Sucesso estrondoso, arrecadou cerca de 107,4 milhões de dólares em bilheteria, além de ter conquistado a crítica especializada. O longa ultrapassou “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003) como o filme mais premiado na história do cinema, acumulando 164 vitórias em festivais, incluindo as 7 estatuetas na edição do Oscar de 2023 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.

Veja Também:  Os 4 Melhores Filmes sobre Super-Heróis na Disney+

Sobre o filme

Com um roteiro bem diferente e uma narrativa de início intrigante, o longa vai se desenhando promissor até os primeiros 30 minutos. Com o passar do tempo, duas coisas chamaram a atenção: como a indústria dos clichês está solta em Hollywood e como a atuação de uma grande atriz pode fazer a diferença, nesse caso de Jamie Lee Curtis no papel de Deirdre, uma auditora da Receita Federal no estilo mais “no sense” possível. Podemos dizer que ela salvou muitas cenas, assim como o bom ator Ke Huy Quan, com seu personagem inocente e carismático Waymond. 

Combinando gêneros como ficção científica, comédia, ação e drama, o filme cativa pela sua singularidade, é verdade. Porém, algumas cenas absurdas poderiam ser aceitáveis em uma comédia mais estilo “pastelão”, porém no longa dos diretores Daniel Scheinert e Daniel Kwan, podemos dizer que ficaram um pouco exageradas. Com uma linguagem niilista, baseada no “nada importa na vida”, assim como em questões que são inerentes a humanidade, como a compaixão ou a raiva, por exemplo, o filme busca apresentar propósito nas pequenas coisas da vida e nas conexões que fazemos com os outros. Apesar de alguns pontos desfavoráveis, podemos apontar muitos pontos positivos no “blockbuster”, principalmente pela atmosfera non sense em que ele se desenvolve.

Personagens cativantes e roteiro utópico

A começar pelo ritmo psicodélico e pela viagem psicológica que o longa proporciona. Descrito como uma obra de ficção científica que desafia suas percepções sobre a vida, tem uma narrativa cativante e visuais impressionantes, podendo levar o espectador a sentir-se em uma jornada que o fará refletir sobre sua existência. O filme explora temas bem atuais, como: identidade, natureza do universo, relações humanas, etc. Através de personagens complexos e ambíguos, o longa até chega a entregar cenas emotivas e reflexivas, porém pela quantidade de prêmios e críticas positivas, confesso que esperava mais.

Veja Também:  Os 6 melhores filmes de romance na Amazon Prime

Resumindo, vale a pena mais assisti-lo pela sua originalidade do que pela magnitude do roteiro, tendo em vista essa época que vivemos repleta de “reboots” e “spinoffs”. Rodado em apenas 38 dias e com um orçamento de “apenas” US$ 25 milhões, ultrapassou a marca de US$100 milhões de lucro em todo o mundo. Ou seja, foi um sucesso.

Locais de filmagens

As filmagens ocorreram, em sua maioria, na cidade de Simi Valley, localizada no condado de Ventura, no sul da Califórnia, Estados Unidos. Conhecida por suas belas paisagens naturais e por sua rica história, é um destino popular para turistas, graças à sua proximidade com a costa do estado e as inúmeras atrações turísticas que possui, incluindo o Ronald Reagan Presidential Library e o Santa Susana Pass State Historic Park. Além disso, Simi Valley possui parques, trilhas para caminhadas e ciclismo, além de ter uma qualidade de vida elevada.

Pra se ter ideia foi utilizado um prédio abandonado em Simi Valley como cenário do prédio da Receita Federal, onde reside a temida Deirdre Beaubeirdra, personagem interpretada pela sempre bela e ótima Jamie Lee Curtis. É lá também onde a maior parte de ação rola no filme. Não à toa que a cidade foi escolhida pela produção.

Além de toda a estrutura necessária, Valley oferece ainda muitas opções para os seus visitantes, desde museus históricos até trilhas para caminhadas e parques temáticos. Lugares como: Santa Susana Pass State Historic Park,  Corriganville Movie Ranch, Ronald Reagan Presidential Library and Museum e o Rancho Simi são paradas obrigatórias quando se visita a cidade.

Veja Também:  Filme "A Praia" e seus locais paradisíacos

Vale a pena assistir?

Se você é fã de filmes geeks que vão além do convencional, este é uma ótima opção para você. Mas mesmo aqueles que normalmente não assistem filmes de ação e ficção científica, devem dar uma chance a esta obra inovadora, mesmo que contenha alguns exageros, pois a proposta dos diretores foi causar realmente esse frisson. O aspecto positivo vai mais pelos personagens fortes e inspiradores, assim como pela história simples, porém corajosa e divertida, que explora as verdades profundas sobre a existência humana. A ideia de mostrar a nossa insignificância e tolice de forma engraçada e com muita ação desenfreada, fez dele um verdadeiro sucesso..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui